sábado, 21 de abril de 2012

2a. Reunião de organização do Seminário

13/04/2012

Pauta:
1. Foco do Seminário: a transformação da ação docente
2. Temas / horários / organização

Sugestões:
Dividir o público de cada período em dois grupos para garantir a participação/ interação no 1º momento – o grupo ponderou sobre esta organização a partir da experiência do Seminário da Lapa. Devido a quantidade de participantes e disponibilidade do espaço físico os organizadores do seminário da Lapa optaram por dividir o grupo. Enquanto o primeiro assiste à palestra com o convidado o outro grupo participa, nas salas, dos relatos de prática e oficinas. Após discutirmos sobre os pontos positivos e negativos desta organização decidimos por manter o formato que usamos no dois primeiros seminários. Manter o formato inicial.

Fala dos grupos:
Importante a participação na palestra inicial/ com o palestrante por ser a única oportunidade dos professores
Inscrições nas oficinas: participar de oficinas de interesse

Não podemos perder o foco da proposta do seminário :
1. integração da educação básica.
2. Importância deste grupo mediar esta reflexão junto ao coletivo da escola.

Precisamos urgentemente pensar na EJA = pensar em um fórum com outros setores da DRE.
Levantamento de pontos positivos e negativos sobre as duas propostas de organização. Vamos votar:
1 – como nos anos passados: 13
2 – formato da Lapa: 9

Vamos manter o mesmo formato. Assim para 2012 o III Seminário do Jaraguá terá a seguinte organização:

1º momento:
a. recepção dos participantes
b. apresentação cultural
c. palestra com Convidado

2º momento: Relatos de Práticas e Oficinas


Painel – imagem de satélite da região com a localização das Unidades com fotos (ou dos educadores, ou de um momento da escola relacionado a temática do seminário)
No lugar do painel colocar uma projeção: rol de entrada com mais imagens – decidimos retomar o formato da apresentação de acolhimento de 2010. Com foco em imagens de situações/ momentos educativos.

Foco temático: As múltiplas linguagens como potencializadoras do currículo: a necessidade de recriar a ação docente, os tempos e espaços educativos
Pensar: que as múltiplas linguagens sejam ferramentas/ possibilidades de viabilizar o currículo.
Questões das verbas

Palestrantes:
Ulisses Ferreira de Araújo - USP leste;
Terezinha Rios

Horário: ampliação ou não?

Próximo encontro 19/04 as 13h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões? Dúvidas? Escreva-nos!