19 de abril de 2012
Sala multimeios - Biblioteca do CEU Pera Marmelo
Horário do Seminário: + 30 minutos (4h30) foi aprovado, ficando:
Manhã: 7h30 às 12h.
Tarde: 13h30 às 18h.
Horário do café: entre as palestras foi aprovado, ficando:
Manhã: 10h às 10h20 (oficinas a partir de 10h30).
Tarde: 16h às 16h20 (oficinas a partir de 16h30).
Não há ainda definido o que será servido no café (talvez seja um café mais simples), podendo ser na própria sala das oficinas.
Devemos pensar: Qual é o objetivo do café? É um momento de encontro?
Não podem ser prejudicadas as oficinas dos professores.
Sugestões:
- convidados devem utilizar somente o horário pré definido (respeito as oficinas).
- Inverter, primeiro as oficinas e depois a palestra, mas há a questão de logística de organização.
Apresentação cultural – Isabel Marques + professores do curso.
Palestrante – Terezinha Rios
Formato: Luis Fernando sugeriu uma atividade específica da EJA (diminuindo a presença de professores); Sugestão de 2 Palestras; é complicado o uso da sala de multimídia; Regina colocou que os professores de EJA só complementam suas jornadas na EJA e as oficinas e palestras teriam de ser duplicadas. - Permanecerá como está e como foi aprovado na última reunião, ficando apenas a sugestão de repensarmos para o próximo ano outras possibilidades de formatos para o Seminário (como dois dias, um dia no sábado para que os professores das oficinas possam pontuar, etc).
Tema e texto:
As múltiplas linguagens como potencializadoras do currículo: a necessidade de recriar a ação docente, os tempos e espaços educativos.
Miguel Arroyo – conceito de Recriar – Adriana colocou a necessidade de se trabalhar nas escolas com os professores sobre o conceito de Miguel Arroyo (capítulo).
Sugestão: múltiplas linguagens como movimento de transformação. Deixar claro o papel da escola e do professor (como intelectual). Cuidado para não enaltecer as múltiplas linguagens como “salvadoras”. Cuidado na redação do texto, por respeito ao profissional que está na escola e que pode não se reconhecer nessas novas linguagens.
Luis Fernando colocou que se trata da perspectiva da teoria crítica, citando ainda Paulo Freire e a valorização e reconhecimento das culturas (sem definição de “popular” e “erudito”). Luis Fernando colocou ainda o cuidado que temos de ter com relação a Espetacularização da vida, a que serviço esta prática está? Risco. Utilizar as TICs para valorizar a vida humana.
Regina citou Isabel Marques: Ferramentas que possibilitam a construção de conhecimentos, caso contrário elas viram recreação (sem objetivo). Desvincular os recursos das ações. Saber que eu posso me utilizar de várias linguagens e me reconhecer. Momento de busca de formação, de repensar a sua prática.
Deixando para o próximo encontro a tarefa de pensarmos: Conceito de LINGUAGEM e como utilizar na prática docente. Que concepção estamos defendendo? Qual a nossa linha de trabalho? - necessidade de fundamentação teórica. (para a PRÓXIMA REUNIÃO: 04 de maio).
Adriana: manuseio das TIC's e outras ferramentas – significar isso para os professores. Destaque da necessidade de mudanças, de novas práticas, de se apropriar dessas linguagens. Contextualizar isso no texto base.
Logotipo: sugestão Adriana – abrir a produção do Logo para o Ensino Médio. Regina: foco é o professor e sua autoria. Pode se propor que o professor de artes desenvolva a ideia de Logo com os seus alunos. Logo pode permanecer enquanto identidade do Seminário. Sueli: Logo deve ser auto explicativo.
Solange colocou a necessidade do Levantamento do número de pessoas por escola no Seminário. Cada horário, em cada turno. E o número de professores de EJA.
4a. Reunião de Seminário: 04 de maio, das 13h30 às 17h, na sala multimeios.
Contribuição para o café (entregar as representantes do CEU - gestão).
Sou professora da Emei Papa João Paulo II,participei da Seminário no ano passado e adorei!!!!parabenizo pela organização da equipe para o de 2012!
ResponderExcluir