quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Oficinas e Relatos de Prática - manhã

Abaixo colocamos, para apreciação de todos, as oficinas e relatos de prática que ocorrerão em nosso Seminário no período da manhã. As inscrições ainda não estão abertas.


1.      ARQUEOLOGIA NO JARAGUÁ
Fabiano C. Batista de Castro
EMEF Luiz David Sobrinho
Público: educadores do ensino fundamental II e médio
Relato de prática: O nosso projeto visa trazer as aulas de História uma abordagem arqueológica que permita ao aluno vivenciar o conteúdo de sala de aula, tornando-o um agente ativo da história local, portador de habilidades e competências capazes de reescrever a história do bairro do Jaraguá e desenvolver ações coletivas que culminem na preservação do patrimônio arqueológico.

2.      O USO DO FILME EM SALA DE AULA
Regiani de Freitas Osti
EMEF Professor Luiz David Sobrinho
Público: educadores do ensino fundamental II e médio
Oficina: O objetivo deste trabalho é descrever a importância do uso das linguagens cinematográficas nas aulas para alunos do ensino fundamental e médio.

3.      BRINCANDO COM AS DIFERENTES LINGUAGENS: TEATRO – ARTES PLÁSTICAS – MÚSICA
Francisca Arlinda S. Pussoli, Edilene Schiavinato e Marcia de Oliveira Sena.
EMEI Professor Clemente Segundo Pinho
Público: educadores de educação infantil
Relato de prática: Apresentação de experiências diversificadas, organizadas de forma a favorecer o desenvolvimento e aprimoramento da imaginação, criatividade e autonomia das crianças, considerando no planejamento das ações: o que elas pensam, suas necessidades, saberes e curiosidades. O relato das práticas dá ênfase aos percursos dos processos criativos, suas experimentações, descobertas e aprendizagens mais significativas que estão possibilitando a ampliação dos repertórios e a construção de novos padrões de percepção estética e de comunicação.


4.      CANTO DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
Marcela Mininel de Freitas, Sônia Maria Magdanelo Tater e Priscila Lima da Silva.
EMEF Professor Aldo Ribeiro Luz
Público: educadores do ensino fundamental I
Relato de prática: A faixa etária dos alunos do 1º. ano possibilita um planejamento que inclui uma proposta em que as emoções, a imaginação e o brincar fazem parte da rotina. Os cantinhos tem um propósito didático que permite a participação em situações de brincadeiras, jogos e valorização do diálogo, como também suporte para as atividades sistematizadas, integrando conhecimentos em várias áreas e possibilitando a vivência e o conhecimento de múltiplas linguagens.


5.      FAZENDO TEATRO E OLHANDO NOSSAS PRÁTICAS NA ESCOLA
Alexandre Saul
Público: educadores
Oficina: Por meio de uma vivência que valoriza diferentes dimensões do se humano: física, cognitiva, crítica e estética, a oficina trabalhará com exercícios de expressão corporal e vocal, de forma livre, divertida e dinâmica, propondo aos participantes um contato com um teatro dialógico, permitindo-lhes refletir sobre incidentes críticos do cotidiano escolar. Pede-se aos participantes que tragam roupas leves e confortáveis para a prática na oficina. Trabalharemos descalços, sem meias e sapatos!



6.      PINTANDO O SETE COM AS FAMÍLIAS
Marlene Moraes Cardoso
Maria de Fátima Soares de Abreu
Gilvanete de Oliveira de Andrade
CEI Jardim das Orquideas
Púbico: educadores
Relato de prática: Promover a inserção das famílias em um espaço de cultura e construção de conhecimentos, através de atividades lúdicas.


7.      A ESCOLA COMO UM PARQUE E O PARQUE COMO UMA ESCOLA – PROCESSO PARTICIPATIVO E EDUCATIVO NA CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
Paula Martins Vicente
Vanessa Kawahira Chinen
EMEF Deputado Rogê Ferreira
Público: educadores
Relato de prática: O trabalho foi desenvolvido ao longo de uma semana, em que os alunos  - crianças, adolescentes e adultos – aprenderam sobre o Parque Municipal Pinheirinho D’Água, no qual a escola se encontra inserida, e manifestaram artisticamente seus desejos para melhorias deste espaço, assim como ideias para a escola interagir com o parque e desfrutar de uma forma de aprendizado através da natureza. Esse processo foi fruto de uma parceria entre a EMEF Rogê Ferreira e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, no qual foi possível uma troca de conhecimentos entre as áreas e apresentou resultados bastante interessantes por parte da produção dos alunos e do conhecimento por eles adquiridos.

8.      A ELETRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL
Felipe Henrique Maldonado
EMEF Deputado Rogê Ferreira
Público: educadores do ensino fundamental II e médio – área de Ciências
Oficina: Exposição e realização de atividades práticas voltadas ao ensino da temática eletricidade no ensino fundamental II, buscando despertar o interesse dos alunos e também melhorar a abordagem do assunto.


9.      O CORPO EM MOVIMENTO: DA BRINCADEIRA À DANÇA.
Alessandra Muller
EMEI Fernando Azevedo
Público: educadores de educação infantil e ensino fundamental I (séries iniciais)
Relato de prática: O objetivo é que através de uma proposta possamos desmistificar a dança como um trabalho árduo e desgastante, utilizando elementos presentes no currículo como brincadeiras, cantigas de roda, dramatizações, vídeos, cantos do nosso dia-a-dia e tornando possível coreografar com os alunos uma dança simples e com uma aprendizagem prazerosa (tanto para as crianças como para os professores) que pode até ser utilizada em uma apresentação.

10.   A TRILHA E O TRAÇO: PERCURSOS DE INVESTIGAÇÃO DA ARTE E DA CIÊNCIA
Daniele Duarte Pimenta e Magali E.P. da Rocha
EMEI Professora Antonieta de Barros
Público: educadores de educação infantil e ensino fundamental I
Relato de prática: Práticas desenvolvidas pelas professoras Daniele e Magali sobre leituras, releituras e criações de arte a partir de artistas brasileiros e estrangeiros de hoje e de ontem. Investigações sobre fenômenos, animais e plantas que participam do dia-a-dia da escola e outros que suscitam curiosidades.

11.   TANGRAMEIO-AMBIENTE
Neusa Aparecida Fernandes Dina da Silva
EMEI Fernando Azevedo
Público: educadores de educação infantil e ensino fundamental I
Relato de prática: O trabalho consiste em demonstrar o cuidado e a preocupação e oferecer sugestões para a conservação e preservação do meio ambiente, através da confecção de um grande painel, onde será realizado, utilizando as peças do Tangran, compondo o quadrado perfeito.




12.   DOS BRINQUEDOS ÓPTICOS AO MUNDO DO VIDEO ANIMAÇÃO
Lidiane Cristina Loiola Souza
EMEI Papa João Paulo II
Público: educadores de educação infantil
Relato de prática: O projeto trabalhou sobre desenhos de animação, confeccionando primeiramente os brinquedos ópticos que trazem a idéia de movimento. Como finalização, realizamos um vídeo com massinha e um com a técnica do pixilation.

13.   SALA DE AULA X INCLUSÃO
Renalva Aparecida de Oliveira
EMEI Professora Maria Dailce Monteiro da Silva Gomes
Público: educadores do ensino fundamental
Relato de prática: O presente estudo visa destacar a apropriação do espaço escolar no sentido de promover a discussão da equipe gestora, docentes, em relação a prática pedagógica na sala regular, elencando pontos cruciais para incluir alunos com necessidades educativas especiais.

14.   A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, O EpC E AS MÍDIAS: UMA IDÉIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PEDAGÓGICO COM DESTAQUE NA AUTONOMIA
Suelen Alves de Sousa Mucha Orco
EMEF Ernesto de Moraes Leme
Público: educadores do ensino fundamental I
Relato de prática: Este trabalho é um relato de prática do projeto realizado e concluído com a turma da 4ª. série A, entre os meses de junho e dezembro de 2011. Para a sua realização, utilizou-se o método de resolução de problemas com apoio do EPC, onde se procurou favorecer a aprendizagem significativa, a partir do estímulo a autonomia dos alunos no desenvolvimento do PP sob a temática do bullying, o qual resultou em uma apresentação final elaborada com o uso de mídias (filmagem e apresentação) elaborados pelos próprios alunos.



15.   ANÁLISE PRÁTICA DO MEIO AMBIENTE AONDE A ESCOLA ESTÁ INSERIDA
Adriana Alves Teixeira
EMEF Deputado Rogê Ferreira
Público: educadores
Relato de prática: Elevar o nível da discussão em que requer a comunicação da análise prática do ambiente onde a escola está inserida, bem como a legislação que regulamenta as áreas de preservação, visando a prática do cuidar e respeitar.


16.   O CINEMA E O RAP COMO FORMAS DE TORNAR AS AULAS MAIS ATRAENTES
João Felipe Rebelo Goto
EMEF City Jaraguá IV
Público: educadores do ensino fundamental II e médio
Relato de prática: Sequência didática de história que visa se aproximar do universo dos alunos por meio do cinema e do rap, com o objetivo de trabalhar diversos aspectos do continente africano e da cultura negra.


17.   AS MULTIPLAS LINGUAGENS DENTRO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA PRÁTICA POSSÍVEL?
Ricardo Vecci de Moraes Santos
CEI Jardim Ipanema
Público: educadores de educação infantil
Relato de prática: Considerando que as múltiplas linguagens são as mais diversas ferramentas para a construção do pensamento, do raciocínio, e do aumento de repertório do aluno dentro de um ambiente educacional. Este relato de prática irá mostrar que as múltiplas linguagens podem ser trabalhadas, através de projetos no Centro de Educação Infantil.  As atividades deste projeto são norteadas em quatro eixos temáticos principais: linguagem oral, arte visual, áudio visual e tecnológico e linguagem lúdica.


18.   RITMOS BRASILEIROS NA EDUCAÇÃO
Eliana Maria Lorieri
EMEF Deputado Rogê Ferreira
Público: educadores
Oficina: Conversa sobre a cultura popular como um instrumento na aprendizagem em várias áreas de conhecimento (instrumentos de sucata, roda de versos, cordel, trava-linguas, brincadeiras, etc). em seguida, prática com os ritmos brasileiros, como Cacuriá, Coco, Dança dos Arcos, etc).


19.   A PRODUÇÃO CULTURAL NA ESCOLA
Franciele Busico Lima
EMEF Ernani Silva Bruno
Público:  educadores
Oficina: Essa oficina pretende sensibilizar os participantes em direção a necessária reflexão sobre a produção cultural nas escolas, com o objetivo de problematizar os processos de aprendizagem presentes em eventos, festividades e na comunicação visual das instituições educativas.


20.   MUSICALIZAÇÃO DOS CONTOS
Maristela Garcia Cassimino, Suzy Lindoro e Silvia Santos Gomes
EMEI Fernando Azevedo
Público: educadores de educação infantil e ensino fundamental I
Oficina: A música faz parte do nosso cotidiano, sendo que as crianças estão acostumadas a tê-la em seu contexto social e educativo. Através do conto e das histórias infantis a criança sente novas experiências, revive emoções. A musicalização dos contos tem como objetivo integrar as crianças a novas experiências sociais, de convivências e novas percepções sensoriais. E confecção de pau de chuva.


21.   CONTE OUTRA VEZ
Nair Ferreira Lima
CEI  Jardim Panamericano
Público: educadores
Oficina: Conte outra vez é um projeto que leva ao conhecimento da criança, a realidade e a fantasia. Estimulando prazer pela leitura, desenvolve a oralidade e a audição em um trabalho interdisciplinar.


22.   A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – RESGATANDO AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
Andréia Lopes Pereira
EMEI Professora Antonieta de Barros
Público: educadores de educação infantil e ensino fundamental I

Relato de prática: Na educação infantil a ênfase do trabalho de desenvolvimento de competências motoras está centralizada na diversificação dos movimentos fundamentais de locomoção — tais como andar, correr, saltar, saltitar, deslizar, escalar; de manipulação — como arremessar, receber, chutar, rebater, quicar, rolar; e de estabilização — como equilíbrio estático (ficar num só pé), equilíbrio dinâmico (andar numa superfície estreita) e apoios invertidos (parada de cabeça, parada de mãos, estrela). Tudo isso contextualizado em atividades da cultura lúdica infantil. O objetivo é que a criança possa utilizar atividades de movimento em contextos significativos de sua experiência. Um trabalho com o movimento contribui com as questões atitudinais, com a capacidade de se relacionar com o outro, dialogar e resolver problemas, o que sempre acontece em contextos de jogos e brincadeiras. As atividades coletivas e jogos em grupo reúnem situações extremamente produtivas para o desenvolvimento da capacidade de diálogo, de respeito ao outro e proporcionam momentos de prática e consciência das regras. Isso vale também para o ensino fundamental. (REVISTA AVISA LÁ 2002).


 
23. APRENDA BRINCANDO DE HORTA (OFICINA – MANHÃ)
Elaine Cristina Lopes
Marli de Jesus Nascimento
EMEI Zélia Gattai
Público: educadores
Oficina: Nossa oficina demonstra o processo de construção da horta suspensa na EMEI, através do envolvimento dos alunos e da comunidade escolar. Assim, através do relato do projeto, realizaremos uma oficina de construção de sementeiras a partir de  objetos recicláveis.



  1. MÚLTIPLAS LINGUAGENS E NOVAS TECNOLOGIAS: UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL COM USO DE LAPTOPS EM SALA DE AULA (OFICINA – MANHÃ)
Edna de Oliveira Telles
Marcella Crystina da Silva Fuzatti
EMEF Ernani Silva Bruno
Público: educadores
Oficina: Esse trabalho tem por objetivo apresentar o uso das tecnologias como potencializadores de aprendizagem. Serão abordados o contexto da Educação que considera o uso dessa tecnologia em seu currículo e porque, relatos de atividades educativas com o uso de laptops educacionais de baixo custo, bem como uma oficina para que os próprios educadores conheçam essa tecnologia e suas possibilidades educacionais.



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